Após furtos de armas de fogo em Fóruns nos municípios de Mogi das Cruzes e São José dos Campos, o CNJ passou a guarda dessas armas para a PMESP
A PM recolhe as armas irregulares nas ruas, passam pela Polícia Civil, Instituto de Criminalística, ficam a disposição da Justiça e agora, voltaram para a PM que fará sua guarda até que o Exército Brasileiro decida destruí-las.
Na tarde desta terça-feira, 02/08, um acordo firmado entre o governador Geraldo Alckmin e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) possibilitará a retirada das armas dos fóruns do Estado. Elas serão transferidas para Batalhões da Polícia Militar e, posteriormente, destruídas pelo Comando do Exército. A providência atende à Resolução 134/11, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A Corregedoria Geral da Justiça publicará nos próximos dias um provimento que dispõe sobre o depósito judicial de armas de fogo e munições e sua destinação. O Comando Geral já verifica quais os Batalhões têm condições de receber as armas que hoje estão nos fóruns.
Atualmente, todas as armas apreendidas pela polícia ficam sob custódia da Justiça, armazenadas em fóruns, para que sejam apresentadas durante o processo. Segundo levantamento feito pelo CNJ em dezembro do ano passado, o TJ-SP tem sob sua guarda aproximadamente 50 mil armas e 60 mil unidades de munição variada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário